3 formas de ajudar os adolescentes a desenvolverem habilidades socioemocionais

A adolescência é uma fase intensa de mudanças e adaptações, caracterizada pela busca da identidade e da independência.

Nesse período, é essencial ajuda-los a desenvolver habilidades socioemocionais, pois estão tomando muitas decisões que podem impactar seu futuro.

Mas como ensinar seus filhos adolescentes a fazer escolhas conscientes e responsáveis?

1.  Consequências das escolhas: Mostre ao adolescente que cada escolha tem suas consequências. Incentive-os a pensar além do momento presente e a ponderar as implicações a longo prazo.
  2. Estimulo à autonomia: Dê espaço para o adolescente tomar decisões e fazer escolhas. Ao oferecer opções, por exemplo, você os empodera a avaliar alternativas e a fazer escolhas com responsabilidade.
  3. Comunicação aberta: Crie um ambiente de confiança para que o adolescente se sinta à vontade para compartilhar pensamentos e sentimentos, ter voz ativa e expressar sua opinião.

Desenvolver habilidades socioemocionais para auxiliar na tomada de decisões responsáveis não é só importante na adolescência, mas é uma habilidade necessária a vida toda.

Capacitar adolescentes a fazer escolhas e a assumir as consequências de suas escolhas conscientes, é formar adultos mais preparados para o futuro.

Prígule, me ajuda!

Setembro Amarelo: Se precisar, peça ajuda!

A campanha Setembro Amarelo tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção do suicídio.   Este ano, o lema da campanha é “Se precisar,