Com o retorno das férias de julho, nada melhor do que conversar sobre o papel dos pais no processo de aprendizagem dos filhos! Essa foi a temática tratada no Bate-Papo com a Psicóloga do mês de agosto!
O 2º semestre do ano é sempre mais curto e quando a gente se dá conta, já estamos com luzes de natal por toda cidade. Então, o que fazer para acolher, estimular e impulsionar os estudos dos filhos?
Em primeiro lugar, precisamos reconhecer como caminha a sintonia entre os pais, uma vez que Pai e Mãe, são as referências principais dos filhos. É fundamental que os pais consigam manter um ambiente coeso com a comunicação clara e consistente. Ou seja, a definição de limites e valores precisa do apoio mútuo (dos responsáveis) no processo educativo.
A harmonia entre os pais evita situações em que a criança se veja em meio a divergências e discussões. A colaboração e o respeito entre os pais frente a criança, ensina-a a lidar com as relações interpessoais, fora de casa, de forma saudável.
Quais pontos podem facilitar essa sintonia entre os pais?
- Comunicação clara e calma, aberta e honesta
- Definição de regras e limites
- Apoio Mútuo
- Busca por ajuda profissional
- Busca a escola para auxiliar nessa mediação
Durante o Bate-papo de hoje (05) pudemos levantar e refletir sobre várias dificuldades enfrentadas pelas famílias… E por aí, como caminha essa sintonia?
Aproveite o próximo treinamento que a escola promoverá aos pais, o Jeito de Viver Família, no dia 06/09, oportunidade única para compartilhar vivências, aprendizados e estratégias que podem tornar o dia a dia familiar mais leve, consciente e conectado. Esse programa também será aberto ao público, participe e divulgue!
Aguardamos vocês no próximo mês, para termos novos insights valiosos!