Alunos assumem o protagonismo na sala de aula com aprendizagem ativa

Projeto com simulação de erupção transforma teoria em prática.

Uma aula diferente de Ciências surpreendeu os alunos do 7º ano A do Colégio Prígule, em São Paulo. Rafaela, Leonardo e Isabella assumiram o papel de cientistas e lideraram uma apresentação prática sobre vulcões, utilizando materiais simples como papel, vinagre, detergente, bicarbonato de sódio e corante para simular uma erupção vulcânica. 

Vestindo jalecos, com olhares atentos e postura de quem leva a experiência a sério, os três transformaram o laboratório em um verdadeiro cenário de descobertas. A estrutura do vulcão foi montada por eles com papel e com todos os ingredientes em mãos, fizeram a tão esperada “lava” entrar em erupção, para o encantamento da turma inteira. A reação não foi apenas química — foi também emocional. Era visível a empolgação nos rostos dos alunos, que observaram cada passo com entusiasmo e curiosidade. 

A atividade, inserida no tema Fenômenos da Natureza, é um exemplo real da metodologia de aprendizagem ativa adotada pelo colégio, que tem como objetivo tornar os alunos protagonistas do próprio aprendizado.

Muito além de ouvir e anotar

No Colégio Prígule, os alunos não ficam apenas sentados recebendo informações. Eles exploram, criam, questionam, colocam a mão na massa. Quando o estudante se envolve, o conteúdo ganha sentido. E foi exatamente isso que aconteceu na aula dos vulcões.

Mais do que decorar como funciona uma erupção, os alunos viveram o fenômeno, explicaram para os colegas, organizaram os materiais, testaram a mistura, ajustaram quantidades e lidaram com o resultado. Tudo isso com o apoio dos professores, que atuam como guias e incentivadores do processo.

Uma geração que aprende fazendo

Pais que observam seus filhos voltando para casa contando animadamente sobre o que fizeram em aula sabem como esse tipo de vivência faz diferença. A aprendizagem ativa estimula a curiosidade natural das crianças e adolescentes, aumenta o engajamento e ajuda no desenvolvimento de várias habilidades, como autonomia, comunicação, trabalho em grupo e resolução de problemas.

No caso do projeto dos vulcões, foi possível ver tudo isso em ação. Mais do que um experimento, a aula foi uma experiência completa, daquelas que não se esquecem.

Quando a escola vira espaço de descoberta

A proposta do Colégio Prígule é fazer com que o aprendizado seja significativo. Isso é aproximar o conteúdo da realidade do aluno, permitir que ele experimente, se questione, construa hipóteses e busque respostas com as próprias mãos.

Como parte central do projeto pedagógico, a escola investe em um modelo que valoriza o envolvimento, a criatividade e o pensamento crítico. E esse modelo não se limita à aula de Ciências. Acontece em diferentes disciplinas, com projetos diversos.

O futuro se constrói agora

Quando um aluno se sente responsável por uma apresentação, ele aprende com mais profundidade, afinal, ele aprende para ensinar. Quando veste um jaleco e explica um conceito para os colegas, assume um papel ativo na construção do saber. 

É assim que o Colégio Prígule enxerga a educação: como uma experiência envolvente, transformadora.  

Quer ver seu filho vivendo a escola de um jeito mais participativo, curioso e cheio de significado?

Agende uma visita ao Colégio Prígule e conheça de perto a proposta de aprendizagem ativa.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou? Compartilhe com seus amigos

Mais para explorar