Já estamos no último mês letivo do 1° semestre, vamos piscar os olhos e estaremos com as crianças em casa, de férias! E agora? O que fazer?
Como é que pais e responsáveis lidam com as férias dos filhos? Quando todos estão de férias e podem programar viagens e passeios, tudo bem, mas e quando os pais continuam a rotina de trabalho e precisam dar conta dos pequenos em casa?
Esse mês, no Papo com a Psicóloga, nós refletimos juntos sobre o que fazer, como fazer e por que fazer determinadas atividades com as crianças.
Sem dúvidas, é muito importante que as crianças percebam a diferença entre tempo de escola e tempo de descanso, mas é mais importante ainda que elas percebam que flexibilizar é possível, porém, utilizando tempo e atividades de qualidade, ou seja, não é porque estamos de férias que não vamos comer alimentos saudáveis e poderemos ficar mergulhados nas telas.
Os pais e responsáveis precisam tomar cuidado para não caírem na cilada do “não tenho nada para fazer”, “estou entediado” e, com isso, usar o celular como saída para tudo.
Para aproveitar o tempo de forma saudável, fizemos uma lista de atividades que podem ajudar, incentivar e estimular a criatividade, autonomia e independência dos filhos:
- Jogos de tabuleiro
- Memória
- Jogos de encaixe (construção/legos)
- Massinha
- Argila
- Pintura
- Culinária
- Cinema no sofá em família
- Horta
- Passeios ao ar livre
- Leitura
São inúmeras atividades que, além de fazerem bem para a saúde e bem-estar das crianças, criam memórias em família que ficarão marcadas para sempre!
Aproveitem as férias, até agosto!