Atividade nas Férias e tempo de tela: Como equilibrar?

Já estamos no último mês letivo do 1° semestre, vamos piscar os olhos e estaremos com as crianças em casa, de férias! E agora? O que fazer?

Como é que pais e responsáveis lidam com as férias dos filhos? Quando todos estão de férias e podem programar viagens e passeios, tudo bem, mas e quando os pais continuam a rotina de trabalho e precisam dar conta dos pequenos em casa?

Esse mês, no Papo com a Psicóloga, nós refletimos juntos sobre o que fazer, como fazer e por que fazer determinadas atividades com as crianças.

Sem dúvidas, é muito importante que as crianças percebam a diferença entre tempo de escola e tempo de descanso, mas é mais importante ainda que elas percebam que flexibilizar é possível, porém, utilizando tempo e atividades de qualidade, ou seja, não é porque estamos de férias que não vamos comer alimentos saudáveis e poderemos ficar mergulhados nas telas.

Os pais e responsáveis precisam tomar cuidado para não caírem na cilada do “não tenho nada para fazer”, “estou entediado” e, com isso, usar o celular como saída para tudo.

Para aproveitar o tempo de forma saudável, fizemos uma lista de atividades que podem ajudar, incentivar e estimular a criatividade, autonomia e independência dos filhos:

  • Jogos de tabuleiro
  • Memória
  • Jogos de encaixe (construção/legos)
  • Massinha
  • Argila
  • Pintura
  • Culinária
  • Cinema no sofá em família
  • Horta
  • Passeios ao ar livre
  • Leitura

São inúmeras atividades que, além de fazerem bem para a saúde e bem-estar das crianças, criam memórias em família que ficarão marcadas para sempre!

Aproveitem as férias, até agosto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou? Compartilhe com seus amigos

Mais para explorar