A obesidade infantil é um problema global que afeta milhões de crianças e já é considerada uma epidemia mundial.
Ela é diagnosticada quando a criança apresenta um peso acima do recomendado para sua idade e altura — e apenas profissionais de saúde qualificados podem fazer esse diagnóstico.
Desde os primeiros anos de vida, muitas crianças têm consumido pouca variedade de alimentos saudáveis e sendo expostas precocemente a doces, frituras e refrigerantes. Com isso, acabam deixando de lado o prato principal dos brasileiros: o arroz com feijão — uma combinação de alto valor biológico, rica em fibras, proteínas, vitaminas e minerais.
A obesidade infantil pode trazer consequências físicas, mentais e contribuir para o desenvolvimento de doenças crônicas.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda uma alimentação balanceada com pratos bem coloridos, prática regular de atividade física e redução do tempo de tela, para combater o sedentarismo.
É essencial que todos os envolvidos — pais, cuidadores, escolas e a comunidade — assumam seu papel na promoção de estilos de vida mais saudáveis para as crianças!
Esse foi um dos temas abordados no Momento Vital, nosso encontro mensal com a nutricionista do colégio. Um espaço pensado especialmente para que as famílias possam conversar sobre a alimentação das crianças, tirar dúvidas e refletir sobre como criar hábitos mais saudáveis desde a infância.
O próximo Momento Vital será dia 19 de Maio
Nos vemos lá! 💛🤎