Desde os primeiros anos de vida, crianças já são capazes de compreender pequenas tarefas relacionadas à organização. Guardar brinquedos, ajudar a colocar os sapatos na sapateira ou arrumar os livros na prateleira são ações que, quando inseridas na rotina com leveza, contribuem para o desenvolvimento de habilidades importantes, como responsabilidade, disciplina e autonomia.
Muitos pais se perguntam qual é o momento ideal para falar sobre organização com os filhos. A resposta está na observação do cotidiano: sempre que possível, o tema pode ser introduzido. O segredo é ajustar as expectativas de acordo com a idade da criança e tornar esse processo agradável. “Falar sobre organização não precisa ser uma cobrança. Pode ser uma conversa natural, que ajuda a criança a entender que arrumar seus pertences é também uma forma de cuidado com o que ela tem”, afirma Letícia Dorighello, diretora pedagógica do Colégio Prígule, de São Paulo (SP).
Para crianças pequenas, a organização deve ser apresentada como algo lúdico. Cantar músicas enquanto se arruma o quarto, brincar de guardar os brinquedos ou propor desafios do tipo “quem consegue organizar mais rápido?” são maneiras eficazes de estimular o hábito de forma positiva. Ao mesmo tempo, o exemplo dos adultos é fundamental. Quando pais e cuidadores demonstram atitudes organizadas, as crianças aprendem observando e tendem a replicar esses comportamentos com naturalidade.
Aos poucos, é possível incluir novos desafios na rotina da criança, como separar os materiais escolares, organizar a mochila para o dia seguinte ou ajudar nas tarefas da casa. Essas ações, além de fortalecerem o senso de responsabilidade, também favorecem a autoestima. Crianças que percebem sua capacidade de realizar essas pequenas tarefas sentem-se mais confiantes para lidar com outras situações do dia a dia.
Outro ponto essencial é entender que organização não se resume à arrumação de objetos. Trata-se também da gestão do tempo, da criação de hábitos saudáveis e da capacidade de priorizar tarefas. Incentivar a criança a planejar seu dia, separar um tempo para brincar, outro para estudar e outro para descansar, é uma forma prática de ensinar noções de equilíbrio e estrutura.
Para saber mais sobre organização para crianças, visite https://revistacasaejardim.globo.com/dicas/organizacao/noticia/2022/10/12-dicas-para-ensinar-criancas-sobre-organizacao.ghtml e https://gamarevista.uol.com.br/semana/como-organizar-a-vida/como-ensinar-organizacao-para-criancas/