Os filhos respeitam os pais que se respeitam

O Papo com a Psicóloga de Dezembro trouxe uma reflexão sobre a consequência a partir da postura dos pais. E sim, é verdade, os filhos vão respeitar muito mais os pais que respeitam a si mesmos, mas, o que isso significa?

Significa que os filhos aprendem muito mais com os exemplos do que com as palavras. Ou seja, são as atitudes dos pais que serão o “norte” para o comportamento dos filhos.

Os pais precisam estar seguros de suas atitudes, precisam respeitar suas crenças e seus valores, precisam agir com responsabilidade. Só assim poderão demonstrar cuidado, respeito e afeto.

A frase “Você não é todo mundo” capacita os pais a guiar seus filhos a partir do que é importante para eles enquanto adultos, referência para os pequenos. Ajuda o filho a perceber que cada família é uma família, que o que vale e tem valor é o que se constrói dentro de cada lar.

Claro que criar filhos não é uma tarefa fácil, mas quando os pais buscam auxílio e se apropriam do seu papel de pais, fica mais fácil acompanhar e orientar o desenvolvimento dos filhos.

E como fazer isso?

  • Ser o exemplo: Crianças aprendem o que é respeitoso observando o comportamento dos pais.
  • Limites com firmeza: Pais que estabelecem limites e consequências com clareza e consistência são mais respeitados.
  • Comunicação aberta: Conversar com os filhos de forma respeitosa, ouvindo com empatia a perspectiva do filho, estabelecendo um vínculo verdadeiro.
  • Respeito mútuo: A maneira como os pais se comunicam entre si e a maneira como resolvem conflitos serve de exemplo para as futuras relações interpessoais dos filhos.
  • Cuidado é diferente de ser MELHOR AMIGO: É muito importante que os filhos tenham liberdade e segurança para falar com os pais sobre todos os assuntos, mas os pais não podem esquecer que a função primordial é de orientação e referência e não de confidentes.

O respeito não acontece automaticamente, ele precisa ser cultivado no dia a dia com afeto e firmeza!

Boas festas!
Feliz Ano Novo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou? Compartilhe com seus amigos

Mais para explorar