Howard Gardner falando sobre as inteligências Múltiplas e, mais especificamente, sobre a Inteligência Emocional, vem nos alertando sobre a importância dos aspectos emocionais e sociais para a convivência do dia-a-dia e também para as realizações dos próprios projetos de vida.
Nós, enquanto Escola, unidos aos Pais e responsáveis, precisamos ficar atentos ao desenvolvimento dessa Inteligência Emocional nos nossos filhos e alunos e podemos fazer isso através do desenvolvimento das Competências Socioemocionais que também recebem outros nomes como: “aprendizagem emocional”, “competência social”, “competência emocional”, “habilidades emocionais”, “ regulação emocional”, entre outros.
O importante é entendermos que as Competências Socioemocionais referem-se ao conjunto de habilidades individuais que se manifestam na maneira de pensar, sentir e nos comportamentos ou atitudes, com a intenção de motivar a si mesmo e a realizar os próprios objetivos, além de nos manter em relacionamento assertivo com as outras pessoas.
Tais competências estão contempladas na Base nacional Comum Curricular (BNCC) e devem ser promovidas por meio da educação.
Algumas competências socioemocionais são:
- Empatia e compaixão
- Comunicação eficaz
- Resolução de conflitos de forma pacífica
- Tomada de decisões
- Responsabilidade
- Persistência
- Foco
- Organização
- Determinação
Papo com a Psicóloga
Durante nosso Papo com a Psicóloga do mês de novembro começamos a explorar algumas competências e seus desdobramentos.
Pudemos refletir sobre como desenvolver a responsabilidade em nossos filhos/alunos e como estimular a resolução de conflitos de forma saudável e assertiva.
Entendendo a competência “responsabilidade” como a capacidade de cuidar de algo ou alguém que esteja sob a sua guarda e cumprir tarefas designadas, com respeito e sucesso, as mães presentes puderam trocar experiências e, dessa forma, ampliaram a quantidade e qualidade de possibilidades para trabalhar tanto com os filhos, como também com toda a família, uma das competências mais importantes para o desenvolvimento pessoal.
A competência “resolução de conflitos” refere-se à capacidade de desenvolver técnicas para resolver os problemas ou conflitos de maneira pacífica e produtiva.
Claro que, para falar dessas competências precisamos pensar em muitas outras, afinal de contas, nada acontece isoladamente.
Temos que partir do princípio que tudo isso só irá acontecer de forma adequada com um bom desenvolvimento do autoconhecimento, só nos conhecendo bem, reconhecendo nossas aptidões, falhas e limites poderemos desenvolver todas as outras habilidades.
Mas como fazer isso?! Vamos às dicas!
- Não faça pelo seu filho o que ele já tem condições de fazer;
- Envolva os filhos desde pequenos nas responsabilidades da casa;
- Chame as crianças para organizar mochilas e lanches;
- Ouça o que a criança tem a dizer sobre qualquer assunto que lhe for pertinente;
- Atribua pequenas responsabilidade com seus pertences e bichos de estimação;
- Deixe que seu filho resolva sozinho pequenas dificuldades;
- Estimule que ele fale sobre sentimentos e pensamentos;
- Não dê respostas/soluções rápidas para os conflitos que a criança enfrenta;
- Elogie seus esforços;
- Promova ações sociais em família;
- Analise filmes e desenhos junto com a criança/adolescente;
- Promova o diálogo em família de forma amorosa e respeitosa
Temos muitas outras competências para explorar e faremos isso muitas vezes ao longo de nossos encontros, agora pense você, quais competências você se sente confortável em estimular nas crianças e quais parecem mais desafiadoras?
Venha dividir conosco o que você pensa e o que sente na mais linda e árdua tarefa da vida: Criar e Educar filhos!!
Até o próximo Papo com a Psicóloga!!
Um abraço, Roberta.