Vamos refletir juntos sobre o dia das Crianças?
O dia das crianças está chegando e, vivendo em uma sociedade capitalista e mergulhada nas mídias sociais, é quase impossível escapar do consumo, e, porque não dizer, do consumo exagerado?
Exemplo: Estou trabalhando muito, sem tempo nem energia para brincar, então levo um jogo novo para o meu filho, ou levo doces todos os dias quando volto para casa…. Sim, isso é compensar uma culpa que sentimos por estarmos ausentes.
Nesse mês de Outubro, a nossa psicóloga Roberta, gostaria de refletir com a as famílias sobre o presentear.
Dia das crianças: vamos tentar algo diferente?
É natural que a criança espere receber um presente físico nesta data especial que celebra a infância, no entanto, se o objetivo da data é estimular o desenvolvimento e a felicidade dos pequenos, que tal pensar um pouco diferente e buscar atividades que proporcionem a construção de mais memórias afetivas?
Podemos pensar em algo como:
- Passeio ao ar livre
- Piscina com os primos/amigos
- Brincadeiras da época dos pais
- Cozinhar em família
- Andar de bicicleta
- Jogos de tabuleiro
- “Cinema” em casa
- Artesanato
- Esportes
Claro que o presente pode vir junto, mas vamos pensar num tempo de presença?! Vamos combinar um passeio especial, ou desenvolver um diálogo sobre o quanto estamos correndo para dar conta do dia a dia, tanto pais, quanto filhos.
Presente é bom, mas presença é muito mais, e gera alguns benefícios:
- 🧠 Desenvolvimento Emocional;
- 🫂 Apoio Social;
- 📚 Educação e Aprendizado;
- 🤓Valores e Ética;
- 🎗 Saúde Mental;
- 🥇 Desenvolvimento de Habilidades Sociais;
- 🦸♂️Segurança.
Não importa qual a atividade, o importante é criar memórias com seu filho. Sua presença fará toda diferença na criação de vínculos futuros e relacionamentos interpessoais.