Família e treinamento, o que tem a ver?

um grupo de pessoas reunidas com os braços levantados e felizes

A família representa a união entre pessoas que possuem laços sanguíneos, de convivência e/ou baseados no afeto.

Num passado remoto, havia certa estruturação familiar comum à maior parte dos povos, caracterizada como família tradicional ou nuclear, composta por pai (provedor da casa), mãe (provedora do lar) e filhos. Com o avanço da humanidade, diversas formas e estruturas de famílias surgiram (família monoparental, família reconstituída, família matrimonial, etc)

Viver em família é uma experiência única e complexa...

A vivência da nossa sociedade traz várias configurações de família, então é correto afirmarmos que há vários jeitos das famílias viverem, ou seja, cada família possui em si uma dinâmica importante e deve encontrar o que funciona melhor para os seus membros e ajustar os acordos conforme necessário.

Portanto,  cada família tem seu próprio jeito de funcionar. Porém, você sabia que existem alguns princípios que podem ajudar a criar um ambiente familiar harmonioso? Porque o que se busca, na convivência familiar, seja ele de que tipo for, é que todos se sintam amados, respeitados e apoiados.

E agora entramos com o treinamento! Mas, como assim, treinar a família para isso? E como pode uma coisa dessas existir?

O treinamento para a convivência familiar é essencial para construir e manter relacionamentos saudáveis e harmoniosos dentro do núcleo familiar e isso é possível quando, os adultos e responsáveis por ele, se propõe a estudar sobre como eles mesmos estruturam suas vidas, combinando com a vida de casal e familiar que estabeleceram. 

Lembram-se dos princípios que podem ajudar a criar um ambiente familiar harmonioso?

  • Conhecer sobre si mesmo – quem você é, quais suas dores, pontos fortes/fracos – é o ponto alto para que você tenha bons resultados em todas as áreas da sua vida. Tudo começa por aqui. Tudo começa com você!
  • Além disso, o poder da comunicação assertiva. Engana-se quem pensa que comunicação é sobre falar bem: uma boa comunicação parte de uma boa escuta!
  • Entender sobre o cérebro humano e sobre desenvolvimento infantil também é primordial para que você consiga fazer as inferências certas, da maneira correta e na intensidade certa.
  • Ter o perdão como estilo de vida também é essencial para que cada ser humano tenha paz. 

Esses são alguns pontos que são abordados no treinamento exclusivo chamado Jeito de Viver Família para desenvolver pais/mães/responsáveis e educadores a serem pessoas mais preparadas e melhores a fim de proporcionar um ambiente familiar com maior harmonia, diálogo,  amor e confiança na família.

Implementar essas práticas e atividades pode ajudar a fortalecer os laços familiares e criar um ambiente mais saudável emocionalmente. A chave é a dedicação contínua e o esforço coletivo para melhorar a convivência e o relacionamento entre os membros da família. Sempre partindo da premissa de que se eu quero mudar o outro, primeiro eu mudo a mim mesmo.

 

Talvez, os pontos abordados aqui não sejam novidades, não é mesmo? 

 

No entanto, uma coisa é saber a teoria. A outra é sobre colocar a teoria em prática. E isso é uma habilidade que precisa de treino! 

 

Clique aqui para saber mais sobre a imersão Jeito de Viver Família!

Embarque nessa jornada comigo!

Gostou? Compartilhe com seus amigos

Mais para explorar

Prígule, me ajuda!

Setembro Amarelo: Se precisar, peça ajuda!

A campanha Setembro Amarelo tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção do suicídio.   Este ano, o lema da campanha é “Se precisar,