Férias Escolares: Ampliando o diálogo e construindo memórias

O cotidiano de uma família normalmente é muito corrido. São tarefas e horários a serem cumpridos que, muitas vezes, não conseguimos ter tempo com nossos familiares da forma como gostaríamos.

Mas como melhorar essa relação?

Aproveitar o período de férias escolares para ampliar os momentos de diálogo e escuta entre os membros da família é uma excelente forma de fortalecer os vínculos familiares, promover a comunicação e criar um ambiente de confiança e conexão entre todos.

Aqui vão algumas dicas para melhorar a comunicação em família e criar memórias incríveis, tornando esse período de férias ainda mais significativo:

Conversas em família: Reserve um tempo para conversar abertamente com os membros da família, compartilhando histórias, pensamentos e sentimentos. Esses momentos de diálogo podem fortalecer a conexão entre todos.

Perguntas abertas: Faça perguntas abertas que estimulem a reflexão e o diálogo, como “O que mais te deixou feliz hoje?” ou “Existe algo que você gostaria de conversar?”  Isso pode abrir espaço para conversas mais profundas.

Escuta ativa: Praticar a escuta ativa, demonstrando interesse genuíno pelo que cada membro da família tem a dizer. Valorizar as opiniões e sentimentos uns dos outros contribui para um diálogo mais significativo.

Atividades em conjunto: Planeje atividades que possam ser feitas em grupo, como jogos de tabuleiro, caminhadas, piqueniques ou até mesmo projetos de arte em família. Essas experiências colaborativas ajudam a construir memórias duradouras.

Viagens ou passeios: Se possível, aproveite as férias para viajar ou fazer passeios diferentes em família. Conhecer novos lugares, culturas e paisagens juntos é uma forma incrível de criar memórias inesquecíveis.

Registro de momentos: Tire fotos, faça vídeos ou crie um diário de férias para documentar os momentos especiais vividos em família. Esses registros serão preciosos para relembrar as aventuras no futuro.

Dedique momentos de qualidade um a um com cada membro da família, seja para brincar com as crianças, ter uma conversa mais íntima com o parceiro(a) ou simplesmente desfrutar da companhia dos pais ou avós.

Ao ampliar o diálogo e construir memórias durante as férias, vocês estarão fortalecendo os laços familiares e criando um ambiente de amor e cumplicidade que perdurará por muito tempo. Aproveite cada instante desses momentos preciosos juntos!

Texto de Ana Maria Bellangero

Prígule, me ajuda!

Setembro Amarelo: Se precisar, peça ajuda!

A campanha Setembro Amarelo tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção do suicídio.   Este ano, o lema da campanha é “Se precisar,