Metodologias Ativas: o que são e como as utilizamos

Metodologia ativa fundamental 1

Meu filho tem “AC”1 de metodologia ativa. Mas, o que são essas metodologias ativas?

metodologia tradicional de ensino mais conhecida e praticada nas escolas, era aquela em que o professor expõe o conteúdo, através da lousa, de longas explicações verbais ou até de leituras, e o aluno participava em silêncio, ouvindo ou geralmente anotando o que o professor dizia ser mais importante, com o objetivo de assimilar o que foi ensinado. Para finalizar a aula, o professor deixava exercícios de fixação para treinar o que fora aprendido, estendendo-se o método para as “lições de casa”. Apesar desse método tradicional de ensino ter “funcionado” durante tanto tempo, ele traz em si a formação de um sujeito passivo.

As avaliações ocorriam principalmente por longas e difíceis provas e ou trabalhos escritos de pesquisa.

Mas, com todas as mudanças do mundo moderno, especialmente, com o desenvolvimento tecnológico e os meios de comunicação de massa, muitos pesquisadores das áreas da educação e da psicologia passaram a repensar esse modelo de ensino tradicional.

A educação precisava acompanhar as transformações sociais!

O psiquiatra norte americano William Glasser, através de seus estudos, buscou entender como as pessoas aprendem e qual a eficácia dos métodos de ensino nesse processo, assim, surgiu a Pirâmide da Aprendizagem.

Nela, observamos que o método tradicional de ensino (Ler, Escrever, Observar, Ver e Ouvir) não é o mais eficaz no processo de aprendizagem, e sim, que o método de aprendizado ativo (Discutir, Praticar e Ensinar) seria o melhor caminho para o sucesso.

A Pirâmide da Aprendizagem de William Glasser ajuda a entender o conceito por trás das Metodologias Ativas, classificando os graus de importância dos métodos de aprendizagem. Ler, escrever, Observar, Ver e Ouvir ocupam o topo da pirâmide como método de aprendizado passivo. Discutir, Praticar e Ensinar ocupam as bases da pirâmide como método de aprendizado ativo.

Pirâmide da Aprendizagem de William Glasser

As Metodologias Ativas da Aprendizagem

Nesse contexto, surge o conceito de metodologias ativas da aprendizagem, que seria a utilização de novas formas de ensino, buscando não apenas mudar, mas, potencializar a forma como o aluno aprende.

O Colégio Prígule sempre olhou para o aluno como protagonista de sua aprendizagem, por isso, desde 2019 nossa equipe pedagógica intensificou o trabalho com práticas de ensino diversificadas, como:

  1. Sala de aula invertida
  2. Aprendizado baseada em problemas
  3. Estudo de caso
  4. Aprendizagem em equipe
  5. Gamificação
  6. Uso de aplicativos como Kahoot, Jamboard, Padlet, dentre outros.

Assim sendo, faz todo o sentido a famosa frase da poetista Cora Coralina “Feliz é aquele que aprende o que ensina e transfere o que sabe”, revelando o quanto o papel de quem ensina está mais para quem aprende e que é na troca de informações e conhecimentos que há uma aprendizagem mais significativa.

Quais os ganhos das metodologias ativas para o desenvolvimento do aluno?

São vários os benefícios para os alunos uma vez que ele está sendo desenvolvido e treinado para atitudes mais ativas na vida, ao invés de passar por ela passivamente, como um mero telespectador. Em linhas gerais podemos destacar que o aluno poderá desenvolver:

  1. Autonomia
  2. Colaboratividade
  3. Empatia
  4. Trabalho em equipe
  5. Pensamento crítico
  6. Pensamento estratégico para solução de problemas

O que muda para o aluno com as metodologias ativas?

O aluno passa a ser o protagonista e o maior responsável de sua aprendizagem, tornando-se mais autônomo e participativo, construindo uma aprendizagem mais significativa para a sua vida.

Esses são os alunos, os cidadãos, que o Colégio Prígule quer formar.

Ana Maria Bellangero
Coordenadora Pedagógica
Fund. II e Médio

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