Meu filho tem “AC”1 de metodologia ativa. Mas, o que são essas metodologias ativas?
A metodologia tradicional de ensino mais conhecida e praticada nas escolas, era aquela em que o professor expõe o conteúdo, através da lousa, de longas explicações verbais ou até de leituras, e o aluno participava em silêncio, ouvindo ou geralmente anotando o que o professor dizia ser mais importante, com o objetivo de assimilar o que foi ensinado. Para finalizar a aula, o professor deixava exercícios de fixação para treinar o que fora aprendido, estendendo-se o método para as “lições de casa”. Apesar desse método tradicional de ensino ter “funcionado” durante tanto tempo, ele traz em si a formação de um sujeito passivo.
As avaliações ocorriam principalmente por longas e difíceis provas e ou trabalhos escritos de pesquisa.
Mas, com todas as mudanças do mundo moderno, especialmente, com o desenvolvimento tecnológico e os meios de comunicação de massa, muitos pesquisadores das áreas da educação e da psicologia passaram a repensar esse modelo de ensino tradicional.
A educação precisava acompanhar as transformações sociais!
O psiquiatra norte americano William Glasser, através de seus estudos, buscou entender como as pessoas aprendem e qual a eficácia dos métodos de ensino nesse processo, assim, surgiu a Pirâmide da Aprendizagem.
Nela, observamos que o método tradicional de ensino (Ler, Escrever, Observar, Ver e Ouvir) não é o mais eficaz no processo de aprendizagem, e sim, que o método de aprendizado ativo (Discutir, Praticar e Ensinar) seria o melhor caminho para o sucesso.
As Metodologias Ativas da Aprendizagem
Nesse contexto, surge o conceito de metodologias ativas da aprendizagem, que seria a utilização de novas formas de ensino, buscando não apenas mudar, mas, potencializar a forma como o aluno aprende.
O Colégio Prígule sempre olhou para o aluno como protagonista de sua aprendizagem, por isso, desde 2019 nossa equipe pedagógica intensificou o trabalho com práticas de ensino diversificadas, como:
- Sala de aula invertida
- Aprendizado baseada em problemas
- Estudo de caso
- Aprendizagem em equipe
- Gamificação
- Uso de aplicativos como Kahoot, Jamboard, Padlet, dentre outros.
Assim sendo, faz todo o sentido a famosa frase da poetista Cora Coralina “Feliz é aquele que aprende o que ensina e transfere o que sabe”, revelando o quanto o papel de quem ensina está mais para quem aprende e que é na troca de informações e conhecimentos que há uma aprendizagem mais significativa.
Quais os ganhos das metodologias ativas para o desenvolvimento do aluno?
São vários os benefícios para os alunos uma vez que ele está sendo desenvolvido e treinado para atitudes mais ativas na vida, ao invés de passar por ela passivamente, como um mero telespectador. Em linhas gerais podemos destacar que o aluno poderá desenvolver:
- Autonomia
- Colaboratividade
- Empatia
- Trabalho em equipe
- Pensamento crítico
- Pensamento estratégico para solução de problemas
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Autonomia -
Colaboratividade -
Empatia -
Trabalho em Equipe -
Pensamento Crítico -
Pensamento Estratégico
O que muda para o aluno com as metodologias ativas?
O aluno passa a ser o protagonista e o maior responsável de sua aprendizagem, tornando-se mais autônomo e participativo, construindo uma aprendizagem mais significativa para a sua vida.
Esses são os alunos, os cidadãos, que o Colégio Prígule quer formar.
Ana Maria Bellangero
Coordenadora Pedagógica
Fund. II e Médio