Você já parou para pensar no quão fundamental é a hidratação para a manutenção da nossa saúde?
No Momento Vital de Maio, falamos sobre a importância da hidratação e os impactos positivos que ela exerce em nosso organismo, enquanto a negligência desse cuidado pode gerar consequências negativas que afetam nossa saúde a longo prazo.
Um fato sobre o nosso corpo, é que ele compõe cerca de 60 a 70% de líquidos, tendo isso em vista, a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda o consumo de 2 a 3 litros de água por dia, assim evitando a desidratação.
Quais são os principais sintomas da desidratação?
Durante o nosso encontro, identificamos alguns sintomas que indicam a desidratação: sede intensa, olhos fundos e sem brilhos, dores de cabeça e urina escura.
Como reverter a condição? O principal meio é através da água, mas, podemos ingerir sucos de frutas, chás e água de coco, além de consumir alimentos como morangos, melancia, abobrinha, alface e tomate, que são ricos em água.
Entre os diversos benefícios em manter uma hidratação saudável, está a boa digestão, a regulação da pressão arterial, evita a retenção de líquidos e infecções urinárias. Uma dica prática é manter sempre uma garrafinha por perto, para que, com o tempo, esse cuidado se transforme em hábito e contribua diretamente para a nossa saúde e bem-estar.
Vale lembrar que os profissionais da saúde enfatizam que a hidratação deve ser feita também no frio, mesmo quando a nossa transpiração é menor.
A água é essencial para o bom funcionamento do corpo humano em qualquer idade, mas nas crianças isso é ainda mais crítico por vários motivos:
- Hidratação adequada regula a temperatura corporal, especialmente porque crianças se desidratam mais rápido que adultos.
- Ajuda na digestão e absorção de nutrientes, o que é essencial para o crescimento.
- Previne prisão de ventre e mantém o intestino funcionando bem.
- Evita fadiga e falta de concentração, já que até uma leve desidratação pode afetar o humor e o rendimento escolar.
- Apoia o funcionamento dos rins, ajudando a eliminar toxinas.
Como eu posso calcular a quantidade ideal de água?
É muito simples, para calcular sua necessidade hídrica basta multiplicar o seu peso por 0,35.
Exemplo: 70kg x 0,35 = 2,5 litros ao dia.
Qual a quantidade ideal de água para uma criança?
Faixa etária | Quantidade diária recomendada (aproximada) |
1 a 3 anos | 1,3 litros (cerca de 5 copos) |
4 a 8 anos | 1,7 litros (cerca de 7 copos) |
9 a 13 anos (meninas) | 2,1 litros (cerca de 8 copos) |
9 a 13 anos (meninos) | 2,4 litros (cerca de 9 a 10 copos) |
Importante: parte dessa água vem dos alimentos (frutas, sopas, sucos naturais), então nem tudo precisa vir diretamente do copo de água.
Quando cuidamos do que ingerimos com atenção, pequenos hábitos se transformam em grandes mudanças, por isso, já te convidamos para o nosso próximo Momento Vital, que acontecerá no dia 16 de junho, onde você terá a oportunidade de adquirir um olhar mais atento, inúmeros insights e dicas valiosas para cuidar dos hábitos alimentares de seu filho!
Vamos seguir juntos nessa jornada de saúde e bem-estar!