A abordagem da educação positiva tem ganhado espaço entre pais que buscam criar seus filhos de maneira mais respeitosa. No entanto, raramente se discute os desafios cotidianos enfrentados para incorporar e praticar esse estilo de criação. Essa luta contínua envolve não apenas pressões externas, mas também internas, manifestadas em pensamentos adversos que, por vezes, se refletem em atitudes como:
- Respirar fundo muitas vezes ao dia.
- Se questionar como pai/mãe.
- Ter vontade de fugir.
- Não saber todas as respostas diante dos desafios do dia a dia.
- Sentir tudo, até aqueles sentimentos tidos como negativos: frustração, tristeza, medo.
- Errar, perder a paciência, falar mais alto.
Quando decidimos educar nossos filhos de forma mais consciente e respeitosa, estamos abraçando uma jornada de amor e descobertas, mas também de muitos desafios.
Optar por nesse caminho significa reconhecer a individualidade de nossas crianças desde cedo, cultivando um ambiente de compreensão mútua e empatia.
Ao invés de impor autoridade de cima para baixo, escolhemos construir uma relação baseada no diálogo, no entendimento e na cooperação, compreendendo que nosso filhos são seres humanos completos, com suas próprias necessidades, desejos e emoções, e que merecem ser tratados com respeito e consideração.
Embora essa abordagem seja valiosa, reconhecemos que enfrentar desafios faz parte do processo. Para ajudar nesse caminho e fortalecer a cooperação entre seus filhos, indicamos a leitura deste artigo, com dicas que irão ajudá-lo(a) a promover essa prática em casa!
A autocompaixão e o autoconhecimento
Educar com respeito exige paciência, flexibilidade e autocontrole. Significa abrir mão de padrões que carregamos há anos.
É fundamental durante esse processo, reconhecer nossas próprias limitações e buscar constantemente melhorar como pais e mães.
E lembre-se sempre:
Cada passo dado com amor e respeito, nos aproxima mais de nossos filhos e fortalece os laços que nos unem como família.
Inspirado em: @quandonasceumbebe